A EMPRESA \ Análise Interna

Análise Interna

i) Situação da empresa nas áreas de competitividade críticas;
ii) Posicionamento atual e futuro na cadeia de valor; 
iii) Comparação com os concorrentes, identificando pontos fortes e fracos.

Inserida no setor da construção, a STB dedica-se à comercialização de sistemas para canalizações, saneamento, aquecimento e climatização e elaboração dos respetivos projetos. Conclui-se que as áreas de competitividade crítica coincidem com as diversas etapas da cadeia de valor do comércio de materiais técnicos para construção:
- A qualidade dos produtos comercializados e a capacidade de resposta em tempo útil ao mercado são fatores essenciais que garantem o sucesso do negócio
-Acompanhamento personalizado, disponibilizando um serviço de distribuição própria, apoio técnico qualificado e serviço de encomendas expresso
-Marketing e publicidade para a distribuição da proposta de valor do produto/serviço da empresa e angariação de novas leads e clientes
- Vendas e Suporte para a conversão dessas leads em clientes e acompanhamento do cliente enquanto experiencia o produto

Este tipo de abordagem vai de encontro a um mercado cada vez mais exigente, verificando-se maior valorização pela qualidade dos produtos e por um acompanhamento personalizado.

Na Cadeia de Valor considera-se relevante para o sucesso do negócio a aquisição de produtos de qualidade. A qualidade dos produtos comercializados irá proporcionar a satisfação máxima dos clientes e a sua fidelização.

A montante identificam-se todos os fornecedores de materiais técnicos para construção às entidades e organizações com que a STB trabalha para desenvolver a sua atividade.

A STB terá um impacto direto no aumento do volume de vendas das empresas nacionais suas fornecedoras criando um efeito de arrastamento em toda a sua envolvente empresarial.

A Jusante está toda a panóplia de parceiros e clientes com que a STB trabalha de forma a satisfazer as suas necessidades.

Pontos Fortes:
-Existência de uma área especializada no atendimento ao cliente e pós-venda com vista à satisfação máxima dos clientes
-Serviço de Distribuição versátil, flexível e com entrega na obra até 24 horas
-Gama diversificada e disponibilidade permanente de produtos
-Foco pela internacionalização da oferta, considerando os mercados alvo, o planeamento estratégico adequado e a oferta de produtos
-Produtos comercializados de qualidade, adquiridos a fornecedores certificados
-Frota de distribuição própria 
 

Os principais segmentos de mercado, considerando o setor da construção, são:
-Construção de Habitações;
-Reestruturação Remodelação e Reconversão de edifícios;
-Obras públicas;
-Construção ou reabilitação de Grandes Estruturas;
-Cliente final;

A oferta da STB consiste na comercialização de materiais técnicos para construção tais como: sistemas para canalizações, saneamento, aquecimento e climatização.